Condominio Residêncial Village Parati - Campo Grande - MS
Bem Vindo ao fórum de discussão do maior condomínio de Campo Grande !!! Cadastre-se para ter acesso a todo o conteúdo !

Participe do fórum, é rápido e fácil

Condominio Residêncial Village Parati - Campo Grande - MS
Bem Vindo ao fórum de discussão do maior condomínio de Campo Grande !!! Cadastre-se para ter acesso a todo o conteúdo !
Condominio Residêncial Village Parati - Campo Grande - MS
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Aulas de Judô

Ir para baixo

Aulas de Judô Empty Aulas de Judô

Mensagem por Admin Ter 23 Jun 2015, 04:04

Aulas de Judô

# Local: Sala de artes marciais

# Dias, horários, faixa etária e número de vagas:

– SEG./QUA. das 19h às 19h50: 11 a 15 anos (Verificar disponibilidade de vagas) ;

– TER./QUI. das 19h às 19h50: 7 a 10 anos (Verificar disponibilidade de vagas) ;

– SAB. das 9h10 às 10h: 4 a 6 anos (Verificar disponibilidade de vagas) ;

– SAB. das 10h10 às 11h: Não disponível no momento.





A história do Judô (柔道): O caminho suave

   A palavra judô significa suave (ju: 柔) caminho (dô: 道) em japonês. Trata-se de um desporto de origem nipônica praticado como arte marcial. Os seus principais objetivos são fortalecer o físico, a mente e o espírito de forma integrada segundo seu criador Jigoro Kano. O judô nasceu a partir de diferentes estilos jujutsu, arte marcial samurai. Jigoro kano foi um ferrenho estudioso das diferentes vertentes de jujutsu e começou a praticá-lo na sua segunda fase de decadência. Sensei Jigoro Kano procurou demonstrar que o jujutsu aprimorado, além de sua utilização para defesa pessoal, poderia oferecer aos praticantes, extraordinárias oportunidades no sentido de serem superadas as próprias limitações do ser humano. E ao contrário do jujutsu tradicional esta nova arte marcial poderia privilegiar a todos e não apenas os mais fortes. Ele selecionou e sistematizou técnicas dos vários estilos de jujutsu, estabeleceu normas a fim de tornar o aprendizado mais fácil e racional, idealizou regras para um confronto esportivo. O novo jujutsu deixava de ser uma arte guerreira. Sensei Jigoro Kano acreditava que esse novo jujutsu deveria ser uma atividade física, mas que para tal deveria servir em (primeiro lugar) para a educação global dos praticantes, ao contrário do que pensavam os mestres de jujutsu da época que eram adeptos do “shin-ken-shobu” (lutar até a morte). Chamando o seu novo sistema de judô, “caminho suave”, Jigoro Kano quis mostrar que não se tratava apenas de mudança de nome, mas que o seu novo sistema repousava sobre uma fundamentação filosófica. Em 1964, o judô integrou as Olimipíadas de Tóquio como desporto masculino e em 1988 o judô feminino também tornou-se modalidade olímpica. Hoje, a modalidade também integra os Jogos Paralímpicos e os Jogos Olímpicos Especiais.
Bushido (武士道): O caminho do guerreiro

    É importante lembrar que, assim como toda arte marcial japonesa, o judô (柔道) segue o BUSHIDO (武士道). Este, nada mais é do que o código de honra dos guerreiros japoneses (samurais) e literalmente significa "o caminho do guerreiro", saber lutar para enfrentar os desafios de cada dia e buscar sempre o conhecimento de diversos assuntos, simplificando esse é o significado da "Pena e a Espada". O BUSHIDO (武士道) prega que os guerreiros devem levar uma vida honrada. As 7 virtudes do BUSHIDO (武士道) são:

– GI (義): Justiça e Moralidade, Atitude direta, razão correta, decidir sem hesitar;

– YUU (勇): Coragem, Bravura heróica;

– JIN (仁): Compaixão, Benevolência;

– REI (礼): Polidez e Cortesia, Amabilidade;

– MAKOTO (誠): Sinceridade, Veracidade total;

– MEIYO (誉): Honra, Glória;

– CHUU (忠): Dever e Lealdade.

Modalidade x Faixa Etária

# Grupo/Série: Infantil IV, V e 1º/9 (4, 5 e 6 anos)

     Os objetivos da prática do judô nesta faixa etária são para que se desenvolva a psicomotricidade; o respeito pelo amiguinho de treino fazendo-o cuidar sempre a integridade física; a sociabilização com crianças de outras séries e idades. Fazer com goste dos exercícios físicos e do Judô com muita ludicidade e ensinamentos filosóficos da disciplina oriental.

     Será importante para o aluno porque ele aprenderá a respeitar os amiguinhos; a conviver melhor na sala de aula, melhorando a sociabilização; a ter noções do que é o Judô como “Arte Marcial”; respeito à filosofia e à disciplina; e firmar a atenção e concentração.

# Grupo/Série: 2ª à 4ª Série do Ensino Fundamental I (7 a 10 anos)

     Os objetivos da prática nesta faixa etária são: aprender os fundamentos do Judô; respeito aos companheiros de treino; criar responsabilidade e disciplina em relação à prática de uma “Arte Marcial”; preparação para as primeiras competições; melhora a convivência com crianças de maior idade; melhora na sociabilização; e respeito à integridade física dos amiguinhos.

     Será importante para o aluno porque o respeito, a disciplina, a concentração e a integração fazem com que as crianças sejam preparadas psicologicamente aos desafios da vida. Diminui a agressividade e aumenta o autocontrole, fazendo com que a criança pense antes de agir errado.
# Grupo/Série: 5ª à 9ª Série do Ensino Fundamental II e Ensino Médio (11 a 17 anos)

     Os objetivos da prática nestas faixas etárias são proporcionar oportunidades de competições a nível estadual e nacional; melhorar a técnica do Judô; fazer com que o jovem cuide do seu corpo; preparar psicologicamente aos desafios da vida, ensinando que a derrota não é o final de tudo, mas o início para uma nova caminhada, corrigindo os erros cometidos; prepara o jovem para ser um cidadão do bem, dando exemplo aos demais jovens; ajuda a manter o autocontrole, disciplina e respeito; respeita a integridade física, a moral e intelectual do companheiro.

     Será importante para o aluno porque afasta o jovem das más companhias e da ociosidade, afastando das drogas e demais agentes nocivos à sua saúde; conscientiza o jovem sobre os valores materiais, morais e espirituais; melhora comportamental em relação à idade crítica da puberdade e da adolescência; ensina o jovem a ser um cidadão íntegro e responsável, direcionando sempre para o caminho do bem.

Algumas frases do sensei Jigoro Kano

– "Quem teme perder já está vencido."

– "Nunca te orgulhes de haver vencido a um adversário, ao que venceste hoje poderá derrotar-te amanhã. A única vitória que perdura é a que se conquista sobre a própria ignorância."

– "Somente se aproxima da perfeição quem a procura com constância, sabedoria e, sobretudo humildade."

– "A essência do Judô não está na vitória nem na revelação do talento mas, sim, no esforço e na habilidade desprendidas para conseguí-las.”

– "Saber cada dia um pouco mais e usá-lo todos os dias para o bem, esse é o caminho dos verdadeiros judocas."

– "O judoca é o que possui inteligência para compreender aquilo que lhe ensinam, paciência para ensinar o que aprendeu aos seus semelhantes e fé para acreditar naquilo que não compreende."

– "O judoca não se aperfeiçoa para lutar, luta para se aperfeiçoar."
Admin
Admin
Admin

Mensagens : 29
Data de inscrição : 12/04/2014
Localização : Campo Grande

https://villageparati.directorioforuns.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos